sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Dia dos Direitos da Criança


No dia 20 de Novembro – aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança – a UNICEF desafia as crianças a fazer ouvir as suas vozes em solidariedade para com as crianças mais desfavorecidas e vulneráveis do mundo.

Crianças e jovens de todo o mundo unem-se para ajudar a proteger a vida de crianças, lutar pelos seus direitos e para as ajudar a desenvolver o seu potencial máximo. É um dia divertido com uma mensagem séria, no qual as crianças irão “assumir” papéis de grande visibilidade nas escolas, nos media, na política, no mundo dos negócios, no desporto e no entretenimento para chamar a atenção para os desafios mais prementes que a sua geração enfrenta.

Respondendo a este desafio da UNICEF e da Rede de Bibliotecas escolares, o CRE dinamizou sessões de debate e reflexão na Biblioteca, seguindo uma sugestão do kit disponibilizado pela UNICEF.

Cada sessão teve a duração de 50 minutos com as seguintes atividades:

- “Toalha que roda” – Recolha de opinião dos alunos sobre quais são os direitos das crianças e se são ou não respeitados na sua escola e no bairro em que vivem;

- Leitura solene da Convenção dos Direitos da Criança;

- “Direito/Desejo” – Trabalho de distinção entre o que são direitos e o que são desejos das crianças;

- Desafio – Distribuição de cartões com direitos das crianças para que os alunos que quiserem, apresentem propostas concretas para que estes direitos sejam garantidos. (Prémio é um crachá “Eu tenho direito”.


Participaram nestas sessões as seguintes turmas: 5.º O, 5.º P, 5.º Q, 6.º P, 9.º O e 9.º P.

Sem comentários:

Enviar um comentário