sexta-feira, 13 de abril de 2012

Scratch na EB1 Belas 3

A sala do 2º/3ºB da EB1 Belas 3 realizou uma segunda sessão do Menu TIC com Magalhães. Esta baseou-se no uso do software Scratch - linguagem de programação que possibilita a criação de histórias interativas personalizadas, animações, jogos, música e arte assim como a partilha das mesmas na net, tudo de modo simples. Ver mais aqui >>
Scratch permite aos jovens, a partir do Jardim de Infância, simultaneidade de aprendizagens, isto é, ao mesmo tempo que vão aprendendo a utilizar o programa e realizando as atividades, também vão desenvolvendo importantes noções matemáticas e o pensamento crítico, assim como aprendem a sistematizar o pensamento e a trabalhar de forma colaborativa.
Numa perspectiva de integração curricular das TIC, devemos privilegiar a escolha de tecnologias como veículos para a mudança, ou seja, “… tecnologias centradas no aluno, e orientadas para actividades e tarefas que permitam ao aluno construir os seus próprios conhecimentos” (Chagas, 2010). O Scratch, projetado para ser utilizado no Ensino, enquadra-se nesta visão de integração das TIC no currículo.

No final da aula, grande parte da turma já conseguia colocar um fundo, animar uma personagem e pô-la a falar seja por balões de banda desenhada ou por sons gravados na hora.
Apesar de parecer uma atividade muito simples esta implicou uma sistematização do pensamento por parte da criança para conseguir definir que programação colocar e a sequência da mesma de modo a obter o efeito desejado.
A concentração foi enorme e estão todos de parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário